PROJETO PRAIA PARA TODOS

Abaixo uma materia escrita por meu querido Jefferson Maia sobre o projeto PRAIA PARA TODOS. o Projeto Itinerante que contemplara quatro praias cariocas por todo o verao, visa facilitar o acesso da pessoa com deficiencia as praias, usando esteira propria para cadeira de rodas se locomover na areia da praia, , banho assistido por profissionais usando cadeira anfibia para o cadeirante entrar no mar, legal ne?? tem muito mais! leia mais la embaixo o post do Jeff, mas a seguir meu comentario!

Finalmente aos pouquinhos e infelizmente a lentos passos….,o Brasil vai se “adaptando” as nossas necessidades. Aqui em Miami onde vivo, eu ja tenho o prazer de desfrutar de adaptacoes, como o uso da esteira na praia de Hollywood/Miami, onde ja existe igualzinha a que esta sendo usada no projeto PRAIA PARA TODOS. Essa esteira deixa o cadeirante bem pertinho do mar, facilitando assim a vida dos acompanhantes dos cadeirantes e ate mesmo o constrangimento do cadeirante de ser carregado por essas areias tao extensas como as das praias do Rio. A diferenca eh que por aqui ja deve ter umas 5 dessas espalhadas por uma boa parte da praia, evitando assim a criacao de guetos e a aglomeracao daquele monte de cadeira de rodas rsrsr!! eu particularmente prefiro um passeio na praia mais discreto(como se fosse possivel cadeirante ser discreto!), mas prefiro assim, sem aquele encontro com monte de chumbado kakakakak!! preconceito? sei la..pode ser…sou vitima de preconceitos tantas vezes(as vezes velados, as vezes escancarados..nao importa) ja tenho idade o suficiente para assumir meus pensamentos e meus mediocres preconceitos(ou simplesmente opcoes)! acho super valido fazer “barulho” para se conseguir as coisas, reunir a galera para inauguracoes de uma conquista importante como essa…mas na hora de curtir um por do sol com o love…um climinha mais romantico, ouvir o barulhinho do mar de pertinho…sou sincera gente…prefiro ser uma cadeirante exclusiva! po gente…nao levem a mal..to sendo messsmo sincera!!!! mas monte de chumbado reunido, so se for pra jogar basquete(ou Rugby certo Jeff?)!

Porem reconheco a iniciativa do Projeto e sei que isso eh apenas um degrau de uma ardua e lenta subida(que eu ja cansei de esperar….no Brasil tudo eh muito lento e dificil quando se trata de respeitar e fazer cumprir os nossos direitos!), parabens as pessoas que estao por tras deste projeto maravilhoso e fico muito feliz sempre por perceber que ainda tem gente que acredita num Brasil igual para todos e no processo de inclusao da pessoa com deficiencia e espero que muitas esteiras sejam espalhadas tb pelas praias do Rio! alias nao so esteiras…banheiros adaptados..calcadas com rampas….vagas/estacionamento de deficientes respeitadas e multas aplicadas para quem nao respeitar….onibus adaptados, rampas de acesso a tudo(ok..eu me conformo com um “quase tudo”), bem, para finalizar..VOTEM EM MIM rsrsrsrsrsrrsr!!!

Bem, chega de bla bla bla..agora vamos ouvir quem sabe das coisas! o post do Jeff!

“QUANDO SIMPLES ADAPTAÇÕES FAZEM MUITA DIFERENÇA”

 Ações simplificadas promovidas por grupo do terceiro setor do Rio de Janeiro com ações positivas em acessibilidade geral do meio público podem fazer toda uma diferença na vida de Pessoas com Deficiência.

A ONG, Espaço Novo Ser, do Rio de Janeiro desenvolveu uma ideia de resultado lógico na prática, e com o devido apoio financeiro e logístico, fácil de por em prática. Na verdade, uma demanda há muito latente nas praias brasileiras, onde o projeto ‘Praia para Todos’ simplifica o acesso pela praia com uma esteira até o meio da faixa de areia, tendo no local grandes barracas estrategicamente dispostas para atender o público usuário, pois, o projeto conta com, além da esteira e toldos, uma equipe multidisciplinar entre profissionais de educação física e terapeutas, além de voluntariado de apoio, tudo para por em prática às atividades desportivas de areia (frescobol, vôlei sentado etc) e as de mar como o banho de mar assistido, com cadeiras anfíbias, para deslocamento e entrada na água, e, o surf adaptado, com apoio do surfista Rico de Souza. O projeto, Praia para Todos, tem caráter itinerante e contemplará passagens em quatro praias cariocas por todos os domingos de verão.

A equipe da ONG, Novo Ser, espera que com esta empreitada, consigamos deixar um legado de acessibilidade na praias brasileiras. Para maiores informações, além do site, http://www.novoser.org.br o projeto figura na íntegra no hotsite, http://www.praiaparatodos.com.br , com fotos, relatos etc.

Jefferson Maia Vice-presidente Novo Ser

 

 

 

Ahh e ainda tem a cadeira anfibia! essa eu gostei! mas para entrar na agua eu particularmente ainda prefiro o colinho do meu amor! mas otimo para os homens que tem mais dificuldade para serem carregados por seus amores rsrsrsr!!!

 

 

About these ads
Categorias: Uncategorized | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “PROJETO PRAIA PARA TODOS

  1. Jamile

    Gostaria muito de um contato com o pessoal criador do super projetos, ideias para parcerias e expansão deste trabalho.

    Aguardo retorno.

  2. grasiely

    Boa tarde Debora, encontrei informações da cadeira anfibia no seu site e fiquei muito entusiasmada. Tenho um dia que está acamado a 5 anos e sua guerreira esposa não mede esforços para conseguir o que pode para trazer mais conforto a vida dele.
    Ele sempre foi uma pessoa que praticava esportes e amava o mar, mas agora é praticamente impossível conseguirmos leva-lo. Sua esposa que já tinha alguns problemas de coluna antes do acidente dele, devido a todos os cuidados com ele acabou por agravar sua situação e estamos numa luta ajudando como podemos e tentanod a cada dia encontrar facilidades para ambos já que uma coisa leva a outra né.
    Fiquei muito empolgada pela cadeira, afinal seria ótimo para ele e consequentemente para ela, que poderia tbém aproveitar o mar que tanto gosta sem ter que fazer esforço.
    Estive olhando em alguns sites aqui e o valor é muito caro, coincidentemente tenho uma pessoa que está indo para Miami hoje, será que vc sabe me informar qto custa essa cadeira por aí, onde encontro quem sabes não conseguimos realizar a vontade dos doois de poder ir a praia novamente sem prejudicar os dois.
    Agradeço sua atenção
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Proudly powered by WordPress Tema: Adventure Journal por Contexture International.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: